top of page

MC 01 - HISTÓRIA E ESPAÇO BIOGRÁFICO: INDIVÍDUO E SOCIEDADE, HISTORIOGRAFIA E MULTIDISCIPLINARIDADE

04/11/2021, das 19:00 às 21:00

Autor(es): Wilton Carlos Lima da Silva (Doutor, UNESP (Assis))

Descrição:

O “espaço biográfico” refere-se às narrativas artísticas, literárias e visuais sobre vidas e trajetórias de indivíduos e/ou grupos, inspirando reflexões e estudos que tomam como fonte e/ou objeto gêneros canônicos como biografias, autobiografias, memórias, testemunhos, histórias de vida, diários íntimos, correspondências, cadernos de notas, de viagens, rascunhos, lembranças de infância, autoficções, romances, filmes, vídeo e teatro autobiográficos, entre outros, mas também gêneros não canônicos, novos e inovadores, como reality painting, registros biográficos de entrevistas midiáticas, conversas, retratos, perfis, anedotários, indiscrições, confissões próprias e alheias, velhas e novas variantes do show (talk show, reality show), a videopolítica, os relatos de vida das ciências sociais, as novas ênfases da pesquisa e da escrita acadêmicas, as fotobiografias, as narrativas gráficas (comics biográficos e autobiográficos, HQ reportagem, etc.), performances artísticas (auto)biográficas, entre outras possibilidades. Cabe ao historiador refletir sobre as possiblidades e os desafios que tal abordagem apresenta contemporaneamente na expressão de identidades e alteridades em distintos suportes e/ou fontes, com aproximações e afastamentos entre a “verdade dos fatos” e a “verdade da ficção” e na união de dados e informações com imaginação e insights, de maneira a garantir crescimentos da compreensão sem ceder ao comprometimento dos níveis de análise.


Palavras-chave: espaço biográfico; biografia; autobiografia; memória; historiografia.


Bibliografia:

AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1996.

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

AVELAR, Alexandre de Sá; SCHMIDT, Benito Bisso. Grafia da Vida: Reflexões e Experiências com a escrita biográfica. São Paulo: Letra e Voz, 2013.

AVELAR, Alexandre de Sá; SCHMIDT, Benito Bisso. O que pode a biografia. São Paulo: Letra e Voz, 2018.

BORGES, Vavy Pacheco. Grandezas e Misérias da Biografia. In: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005, p. 203-233.

DENZIN, Norman K. Interpretive biography. London: Sage, 1989.

DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: EDUSP, 2009.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

LORIGA, Sabina. O pequeno X: da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

MUSIEDLAK, Didier. “Biografia e História. Reflexões metodológicas”. Esboços, Florianópolis: UFSC, n. 15, 2006, p. 103-109.

SCHMIDT, Benito et al. O biógrafo: perspectivas interdisciplinares. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2000.

SILVA, Wilton C. L. “História e Biografia”, In: A construção biográfica de Clóvis Beviláqua: memórias de admiração e de estigmas. São Paulo: Alameda Editorial / FAPESP, 2016, p. 25-60.

MC 01 - História e Espaço Biográfico: Indivíduo e sociedade, historiografia e multidisciplinaridade: Client
bottom of page