O PAPEL DAS HISTÓRIAS E OS DESAFIOS DAS HUMANIDADES
ST 02 - PROCESSOS MIGRATÓRIOS, (RE)CONSTRUÇÕES CULTURAIS, TRAJETÓRIAS E BIOGRAFIAS
03/11/2021 a 05/11/2021, das 14:00 às 18:00
Autor(es): Fabiana Regina da Silva (Doutora, UFSM / E.M.E.F. Santa Catarina -Caiçara/RS); Rodrigo Luis dos Santos (Doutor, UNISINOS / Colégio Santa Teresinha (Taquara/RS) / Instituto Histórico de São Leopoldo)
Descrição:
O objetivo deste Simpósio Temático é abarcar e promover um debate profícuo entre pesquisadores que se dedicam ao campo de estudos dos processos migratórios – tanto os históricos, ocorridos nos séculos XIX e XX, quanto os contemporâneos, neste início de XXI, e seus atravessamentos, assim como, das trajetórias sociais – coletivas e/ou individuais e estudos biográficos. Por seu turno, abarca também trabalhos que sejam desdobramentos destes tópicos centrais, como, por exemplo, a formação de redes sociais (através de espaços educacionais, políticos, religiosos, de sociabilidade, relações econômicas, entre outras imbricações). As migrações – internacionais e locais ou internas – são um fenômeno presente na trajetória humana, interface de nossa humanidade que tem se intensificado nos últimos dois séculos e meio, vinculadas às novas possibilidades, dentre estas, a ampliação e diversificação dos meios de transporte, comunicação e tecnologias, mutações e ampliações nas relações sociais, conflitos geopolíticos, territoriais, étnicos e religiosos, catástrofes ambientais, além, da busca por mudanças e melhores condições de vida. A análise destes fenômenos contribui de forma significativa para uma compreensão mais aprofundada e acurada dos efeitos que estes processos geram nas sociedades de saída e nas sociedades receptoras, os atritos, as (re)construções culturais, estranhamentos e trocas, os discursos e as políticas de inclusão e exclusão. Os estudos vinculados ao campo das trajetórias e dos estudos biográficos tem vivenciado um crescimento importante nesses últimos anos, contando com apostas na aquisição de novas abordagens teórico-metodológicas, fontes de pesquisa, temáticas e relações com outras áreas do conhecimento, assim, enriquecendo a investigação sobre processos migratórios e interfaces. Com base nesta conjectura, e partindo da importância das temáticas elencadas e seus múltiplos e possíveis desdobramentos, almejamos oportunizar com este grupo de trabalho, um espaço dinâmico de diálogos e debates, contribuindo para alargar as possibilidades de pesquisa no campo de estudos em escopo.
Palavras-chave: migrações; trajetórias; biografias.
Bibliografia:
ANDERSON, Benedict: Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo. São Paulo. Cia das Letras, 2008.
ARENDT, Isabel Cristina. Educação, Religião e Identidade Étnica: o Allgemeine Lehrerzeintung e a escola evangélica alemã no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Oikos, 2008.
BARTH, Fredrik. Grupos étnicos e suas fronteiras [1969]. In:___. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2000, p. 25-68.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2007.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1996.
CUCHE, Denys. A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
DOSSE, François. O Desafio Biográfico: escrever uma vida. Tradução Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
FRAIZ, Priscila. A Dimensão Autobiográfica dos Arquivos Pessoais: o Arquivo de Gustavo Capanema. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, CPDOC-FGV, v. 11, n. 21, 1998, p. 59-87.
HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 11a Edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2013.
SANTOS, Rodrigo Luis dos. Tramas enlaçadas: política, religião e educação no a, religião e educação no Rio Grande Rio Grande do Sul da primeira metade do século XX. Porto Alegre: Editora Fi, 2018.
SILVA, Fabiana Regina da. Associações polonesas união das sociedades Kultura e Oswiata (Curitiba-PR) – antagonismos e polonidade(s) na diáspora (1890-1939). 407 f. 2019 Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria - RS, 2019.
TRAMONTINI, Marcos Justo. Organização Social dos Imigrantes: A Colônia de São Leopoldo na fase pioneira (1824-1850). São Leopoldo: UNISINOS, 2003.