O PAPEL DAS HISTÓRIAS E OS DESAFIOS DAS HUMANIDADES
ST 03 - ORALIDADES NA PESQUISA HISTÓRICA: IDENTIDADE, MEMÓRIA E SUAS REPRESENTAÇÕES
03/11/2021 a 05/11/2021, das 14:00 às 18:00
Autor(es): Jonathan Viana da Silva (Doutorando, UFPEL); Jordan Brasil dos Santos (Doutorando, UFPEL)
Descrição:
Os usos da oralidade como metodologia contemporânea para o avanço dos estudos históricos têm sido crescentes e oportunos ao preenchimento de lacunas de pouca porosidade até mesmo para as Ciências Humanas. A História Oral tem sido um caminho utilizado pelos historiadores como forma de reviver testemunhos da história que se perderam nas entrelinhas dos papéis de grandes homens, heróis ou famílias abastadas que julgavam o que deveria ou não ser história, o que atualmente vem nos permitindo (re)viver novos sentidos, novas (re)interpretações, observar os usos e abusos que foram provocados com objetivos individuais ou sem representação popular. Esta proposta de ST objetiva abrir espaço para os diversos trabalhos sobre estudos históricos que envolvam temáticas e abordagens teórico-metodológicas (inclusive interdisciplinares diversas), que discutam a história e a historiografia interessada na problemática da memória, assim como: nas relações de poder/submissão nos usos políticos do passado; na construção e manutenção da memória de mitos e heróis; nas alteridades e identidades sociais; nas fronteiras entre história e memória à desconstrução historiográfica; a condução dos sentimentos; a construção de racionalidades, afetos e sensibilidades no ato de lembrar e esquecer; na construção das relações de gênero e suas consequências para a construção das identidades.
Palavras-chave: história oral; memória; identidade; estudos históricos.
Bibliografia:
CANDAU, Joel. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2011.
HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva e Memória Individual. In: ___. A memória coletiva. Rio de Janeiro, Vertice, 1990, p. 25-52.
HALL, Stuart. A Identidade na Pós Modernidade. Rio de Janeiro: DPeA Editora. Rio de Janeiro, 2006.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.
POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.
SCOTT, Joan Wallach. Genre: Une catégorie utile d'analyse historique. Les Cahiers du GRIF, n. 37-38, 1988, Le genre de l'histoire, p. 125-153.