O PAPEL DAS HISTÓRIAS E OS DESAFIOS DAS HUMANIDADES
ST 11 - ARTISTAS E INTELECTUAIS FRENTE AO AUTORITARISMO NA AMÉRICA LATINA: PRODUÇÃO CULTURAL E RESISTÊNCIAS
03/11/2021 a 05/11/2021, das 14:00 às 18:00
Autor(es): Dédallo Neves (Doutorando, UFPR); Josnei Di Carlo Vilas Boas (Doutor, UFSC)
Descrição:
Considerar a produção artística em um contexto de autoritarismo político implica, além de apontar as diversas formas de resistência, também desvelar os diferentes subterfúgios e estratégias que possibilitaram a circulação de obras e ideias de artistas dissidentes. Do mesmo modo, as análises e as interpretações, de um lado, e os debates e as intervenções, de outro, gerados no interior de uma teoria social só podem ser compreendidos nas condições históricas, políticas e ideológicas nas quais emergiram tais representações. Portanto, o papel e a função social desempenhados por artistas e intelectuais em regimes autoritários ganham importância na medida em que suas representações e autorrepresentações assumem uma perspectiva transformadora da realidade social e evocam para si o instrumento do engajamento político. Assim, tanto a produção artística quanto a teoria social, em períodos de autoritarismo, estão informadas pela militância política, pela presença de organizações e partidos, pela formação de um campo acadêmico e intelectual, pela constituição de uma esfera pública de discussão crítica e racional sobre questões comuns e da própria indústria cultural. Dessa forma, este Simpósio Temático busca articular as pesquisas que tomam como objeto de discussão os impasses, as contradições e as disputas que envolvem a produção artística e intelectual no Brasil e demais países da América Latina. Também a inserção de artistas e intelectuais, a profissionalização de produtores culturais, bem como a emergência de um público consumidor de cultura em um contexto de autoritarismo político constituem objetos deste Simpósio Temático.
Palavras-chave: produção cultural; intelectuais; artistas; autoritarismo; América Latina.
Bibliografia:
CZAJKA, Rodrigo; MOTTA, Rodrigo P.S.; NAPOLITANO, Marcos (Orgs.). Comunistas brasileiros: cultura política e produção cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
EGG, André; FREITAS, Artur; KAMINSKI, Rosane (Orgs.). Arte e política no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014.
FICO, Carlos (Org.). Censura no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010.
GARCIA, Miliandre. Do teatro militante à música engajada: a experiência do CPC da UNE. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007.
NAPOLITANO, Marcos. A arte engajada e seus públicos (1955-1968). Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 28, 2001, p. 103-124.
NAPOLITANO, Marcos. Coração civil: a vida cultural brasileira sob o regime militar (19641985). São Paulo: Intermeios, 2017.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1999.
RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV. São Paulo: Editora Unesp, 2014.